Central das Notícias
Notícias, vídeos e humores
closeDownload
Baixe agora!
share icon

Eclipse lunar acontece neste domingo; veja melhor horário para observar na Paraíba

Paraíba Já

O primeiro eclipse lunar acontecerá neste domingo (15) e será possível sua observação em todo o Brasil. O fenômeno astronômico vai poder ser visto a partir das 23h27 e deve perdurar até as 2h55 de segunda-feira (16).

Conhecido como Lua de Sangue, o fenômeno acontece quando o Sol, a Terra e Lua se alinham e a Lua passa pela na sombra da Terra. Quando o evento chegar em sua totalidade, e a sombra encobrir completamente o disco lunar, a Lua ficará avermelhada, isso porque não teremos a incidência direta da luz do Sol no nosso satélite natural.

Em João Pessoa, a população pode acompanhar o eclipse da Estação Cabo Branco de Ciência, Cultura e Artes que, em parceria com a Associação Paraibana de Astronomia (APA) está promovendo um evento público para observação através de telescópios.

Os telescópios serão disponibilizados a partir das 22h do domingo. O eclipse também poderá ser acompanhado em tempo real em um telão instalado especialmente para o evento.

Para observar o eclipse, nenhum equipamento especial é necessário, podendo ser visto a olho nu. Contudo, o uso de binóculos ou de um telescópio pode melhorar a visão e a intensidade da cor vermelha, explica a Nasa.

Em Taperoá

No de Taperoá, um evento semelhante ao de João Pessoa começa a partir das 22h, do domingo (15) e está previsto para acontecer na Praça da Sede da Filarmônica Municipal.

Ver fontes Baixe!