Central das Notícias
Notícias, vídeos e humores
closeDownload
Baixe agora!
share icon

Queda brusca na temperatura pode refletir no preço dos produtos hortigranjeiros

Jornal da Manhã

Já a falta de chuva levou a perdas nas lavouras de milho. A Safrinha de milho em Uberaba teve perda média de 60% pela estiagem. O milho está em alta no mercado não só em Uberaba, mas no país todo. A saca de 60 quilos do grão, que em julho de 2020 era vendida por R$38,00, este ano está R$102,00, conforme dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Isso gera um efeito em cadeia, já que o milho é usado para ração de animais, então irá impactar nos alimentos de origem animal, como, por exemplo, o ovo, a manteiga e o leite.

E para piorar a situação dos produtores, tem ainda o preço dos insumos agrícolas, que em sua grande maioria segue a variação cambial do dólar. Os produtores de leguminosas e hortaliças estão bem apreensivos com a geada.

O secretário de Agronegócio, José Geraldo Celani, informou que está sendo feito um trabalho junto à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) para a distribuição de sementes e insumos. Segundo o secretário, serão mais de 100 agricultores e horticultores beneficiados. Outras medidas emergenciais são estudadas para amparar o produtor nesse momento, como a possibilidade de fornecimento de maquinário para refazer canteiros sem a cobrança e até a isenção de taxa para comercialização na pedra da Ceasa.

 

Ver fontes Baixe!