Central das Notícias
Notícias, vídeos e humores
closeDownload
Baixe agora!
share icon

Prova de Vida: Cuidado para não perder o prazo

Jornal Contábil

A prova de vida voltou a ser exigida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em junho, sendo assim, os aposentados e pensionistas que não fizeram a comprovação de vida até maio e junho de 2020 têm até o final deste mês para realizar a prova de vida. No mês que vem os convocados serão os que não realizaram a comprovação em julho e agosto do ano passado.

Designed by LightField Studios / shutterstock
Designed by LightField Studios / shutterstock

O cadastro será realizado seguindo o mês e o ano em que a última convocação do segurado venceu. Não realizando a comprovação de vida, o pagamento será bloqueado ou suspenso pelo Instituto.

Como saber se está na época de fazer o recadastramento?

A maioria dos aposentados e pensionistas realizam a prova de vida através da rede bancária. Geralmente, quando vão receber o valor em terminais de autoatendimento das agências bancárias, ou nos guichês de caixa, eles são avisados da data em que precisam fazer a comprovação de vida.

O aposentado que perder o prazo, terá o benefício suspenso. Após seis meses de suspensão, se não for realizada a comprovação de vida, o benefício será cessado. No entanto, é possível recuperar o pagamento. Basta solicitar a reativação pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou no banco onde recebe o benefício.

Quem estiver com mais de 80 anos ou estão incapacitados de se locomover pode solicitar a visita de um servidor do INSS para a realização da prova de vida anual domiciliar ou hospitalar. O pedido pode ser feito pelo Meu INSS ou pela central de atendimento 135.

Confira o calendário da realização da prova de vida

Fonte INSS

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Ver fontes Baixe!