Central das Notícias
Notícias, vídeos e humores
closeDownload
Baixe agora!
share icon

Descubra os encantos do Centro Histórico de Aracaju (SE)

Revista Hoteis
O tempo estimado de leitura dessa publicação é de 3 minutos

A capital sergipana abriga prédios históricos incríveis, museus e centros culturais, além de uma bela vista para o rio Sergipe

Situado entre Bahia e Alagoas, Sergipe é um estado pequeno e repleto de lugares impressionantes, como a Foz e os Cânions do rio São Francisco, a praia de Mangue Seco e Aruanã, a Ilha Crôa do Goré, entre outros. Em sua capital, além de praias, é possível visitar lugares históricos como os casarões antigos que mantêm a fachada original e abrigam em seu interior centros culturais e museus. Além disso, há mercados abertos, onde é possível saborear o sorvete de mangaba, um beiju de tapioca, o amendoim cozido e até o caranguejo (uma das iguarias mais típicas do estado). Por isso, antes de adquirir a sua passagem Salvador X Aracaju, confira algumas razões pelas quais você precisa conhecer o centro histórico da capital sergipana.

Descubra os encantos do Centro Histórico de Aracaju (SE)

O museu da Gente Sergipana está instalado em um casarão de 1926 – Foto – Divulgação

Museu da Gente Sergipana

Esse é um dos museus mais conhecidos da capital e tem como missão celebrar a cultura e a identidade do povo sergipano de forma interativa. Inaugurado em 2011 para promover o patrimônio cultural material e imaterial do estado, o museu foi instalado em um casarão de 1926. O museu inova ao trazer a história de Sergipe, sua cultura, linguagem, culinária e personalidades, utilizando de recursos tecnológicos que permitem a interação com os visitantes e abrigando um acervo multimídia de última geração.

Saindo desse museu, é possível passar pelo Largo da Gente Sergipana, monumento composto por oito estátuas que ficam à beira do Rio Sergipe e homenageiam os movimentos culturais marcantes do estado. Nessa área, é possível avistar enormes casarões que hoje abrigam estabelecimentos comerciais diversos e antigas embarcações chamadas de “tó-tó-tó”, que conferem um ar bucólico e pesqueiro ao centro da cidade. Ali, existe um atracadouro de onde é possível embarcar para a Barra dos Coqueiros, um lugar bonito para se visitar.

Outro lugar belíssimo e super interessante é o Centro Cultural de Aracaju, localizado na Praça General Valadão, que funciona em um antigo casarão reformado localizado na alfândega. A entrada é gratuita e o espaço é aberto para visitantes de terça a sábado.

Descubra os encantos do Centro Histórico de Aracaju (SE)

A Catedral Metropolitana de Aracaju é visita obrigatória a capital Segipana – Credito da foto para Jaime Costa

Catedral Metropolitana

Construída em 1862, esta igreja matriz tornou-se catedral em 1919 e possui uma arquitetura marcada por elementos neoclássicos e neogóticos, o que a fez ser tombada como patrimônio estadual do estado em 1985. Sua cúpula possui belas pinturas do século XIX e, após ter passado por diferentes processos de restauro, segue aberta para receber os mais diversos visitantes.

Nos arredores da praça onde está a catedral, vale notar a arquitetura dos prédios como a Arquidiocese de Aracaju, a antiga prefeitura da cidade, o memorial do Judiciário, a Câmara de Vereadores e a Procuradoria do Estado. Essas são dicas ótimas, sobretudo para quem gosta de arquiteturas marcantes e diferentes.

Descubra os encantos do Centro Histórico de Aracaju (SE)

O Mercado municipal de Aracaju vende muitos artesanatos e produtos típilos da cuinária local – Crédito da foto para Jaime Costa

Mercados Municipais

A cidade possui nada menos que três mercados municipais. Esse é o tipo de passeio para quem gosta de entrar em contato com a cultura local e conhecer as iguarias favoritas dos sergipanos, como os doces de Propriá, o queijo de Nossa Senhora da Glória, o rolo de fumo de Lagarto, além de artes como os artigos de barro de Santana do São Francisco, entre outros.

No andar superior de alguns desses mercados existe uma vista espetacular sobre o rio Sergipe. Entre os mercados Thales Ferraz e Augusto Franco existe a Passarela das Flores, lugar onde é possível comprar arranjos e flores naturais. Já no mercado Augusto Franco, é possível encontrar outros itens como ervas para preparar chás, artesanatos e artigos religiosos. Não saia de Aracaju sem comer uma boa patinha de caranguejo — um dos pratos típicos da cidade.

Ver fontes Baixe!