Central das Notícias
Notícias, vídeos e humores
closeDownload
Baixe agora!
share icon

Projeto caxiense Passaporte da Leitura recebe troféu do Prêmio Ages

Pioneiro

Treze edições, 160 escritores participantes, 117 mil estudantes contemplados e 9.345 livros distribuídos. Com esses números, o projeto Passaporte da Leitura, vinculado ao Departamento do Livro e da Leitura da Secretaria da Cultura (SMC) de Caxias do Sul, conquistou na noite de sábado o Prêmio Ages — Parceiros da Escrita, na categoria Ação/Projeto de Leitura.

— O prêmio é motivo de muita alegria e orgulho, pois representa o reconhecimento de um trabalho de muitos anos e muitas mãos — comemora a diretora do Departamento do Livro e da Leitura, Maria Cristina Tiburi Pisoni.

Promovido pela Associação Gaúcha de Escritores (Ages), o prêmio visa reconhecer a contribuição de pessoas, projetos e instituições à produção literária, ao incentivo à leitura e à divulgação das obras de autores gaúchos. O Passaporte da Leitura concorreu com dois outros projetos, o Voelendo Contadores e Mediadores de Histórias, de Porto Alegre, e o LeiturAção, de São Leopoldo.

Maria Cristina destaca ainda que a importância do Passaporte vai além dos números: o objetivo é tornar a leitura uma prática social, envolvendo alunos, professores e comunidade. Criado em 2005, ele segue a dinâmica de distribuição de livros a escolas (das redes municipal, estadual e particular), previamente inscritas, que, por vários meses, trabalham essas obras em sala de aula. A culminância das atividades ocorre sempre em outubro, durante a Feira do Livro, quando os estudantes visitam a Feira e participam de bate-papos com os autores dos livros trabalhados.

Neste ano, um total de 3,5 mil alunos tiveram a oportunidade de conversar com 10 escritores de várias partes do país. Nas escolas, as estimativas são de que pelo menos 11 mil crianças e adolescentes tenham participado das atividades. A coordenação do Passaporte é do Programa Permanente de Estímulo à Leitura, o PPEL, que integra o Departamento do Livro e da Leitura da SMC.

A solenidade de premiação foi realizada durante o jantar anual da Ages, em Porto Alegre. Também foram distribuídos troféus em cinco outras categorias: Biblioteca/Livraria, Edição, Educação, Ilustração e Imprensa.

Ver fontes Baixe!