Central das Notícias
Notícias, vídeos e humores
closeDownload
Baixe agora!
share icon

Embraer e Toyota assinam acordo para sistema produtivo

Uol

Acordo planeja potencializar ganhos de eficiência em sistema produtivo da Embraer através do método Toyota

A Embraer e a Toyota assinaram um acordo para a aplicação de fundamentos e conceitos do Sistema Toyota de Produção (TPS, na sigla em inglês) nas operações industriais na produção de aeronaves.

Em nota a Embraer afirmou que a iniciativa planeja eliminar desperdícios, ampliar os ganhos de eficiência operacional e maior geração de valor aos stakeholders.

Os primeiros trabalhos para aplicação do TPS serão feitos na principal fábrica da Embraer, a Unidade Ozires Silva, localizada em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Os especialistas da Toyota vão avaliar e sugerir melhorias nas áreas de manufatura, visando iniciar mudanças estruturais nos conceitos atualmente adotados.

“Trazer a Toyota para a realização desse trabalho reforça o compromisso da Embraer na busca constante pela excelência empresarial e pelo crescimento sustentável”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer.

O processo criado pela Toyota aumenta a produtividade e a eficiência, através de uma gestão de todo o processo logístico e indústria, evitando a criação de estoque, buscando maximizar o tempo de espera, evitar a superprodução e gargalos de transporte, entre outros. O modelo de produção enxuta (lean manufacturing, em inglês) ainda prevê que todo o trabalho deve ser estruturado sobre seu objetivo, sequência, tempo e resultado. No geral o TPS tenta oferecer a melhor qualidade, com menor custo e menores prazos, com estabilidade e padronização.

“O TPS é uma metodologia que pode contribuir em diferentes cenários e aplicações. Mais que eficiência e produtividade, a utilização do TPS pode proporcionar soluções que permitam à indústria e aos demais setores aprimorarem seus processos continuamente, essa que é um dos pilares da Toyota em todo o mundo”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Desde 2007, a Embraer adota a filosofia Lean como estratégia empresarial que dissemina fundamentos, conceitos e práticas do P3E. Este programa é responsável por gerar transformações de forma integrada, provendo meios para que toda a empresa possa melhor seus processos. O sistema visa a segurança em primeiro lugar, qualidade sempre, entregas no prazo e no melhor custo.

“Será uma excelente oportunidade para troca e aprofundamento de conhecimentos que permitem acelerar ainda mais a aplicação da filosofia Lean nos sistemas produtivos, ao mesmo tempo que fortalece as práticas já disseminadas pelo Programa de Excelência Empresarial Embraer, o P3E”, completou Gomes Neto.

A partir deste ano a Embraer tem como meta crescer neutra em carbono e, até 2024, ter 100% da energia das operações no Brasil proveniente de fontes renováveis.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Ver fontes Baixe!