Central das Notícias
Notícias, vídeos e humores
closeDownload
Baixe agora!
share icon

Brasileiro desperdiça 60 quilos de comida por ano, diz Embrapa

EBC

Nascida na Paraíba, a cozinheira Regina Tchelly cresceu vendo os pais e vizinhos aproveitando alimentos que seriam descartados. Quando ela se mudou para o Rio de Janeiro, decidiu criar o projeto “Favela Orgânica”. E há 10 anos ela vem conscientizando os moradores do Morro da Babilônia a adotarem uma forma de consumo mais consciente, para que nem sequer 1 grão de arroz seja perdido. Para ela, existe uma cultura do desperdício no Brasil. Regina afirma que “todos os alimentos precisam ser aproveitados de maneira integral, seja na comida multiplicando mais comida ou fazendo compostagem”.

E os números confirmam isso. Cada brasileiro desperdiça por ano, em média, 60 quilos de alimentos bons para o consumo, de acordo com dados da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Em muitos casos, isso acontece porque as pessoas não sabem utilizar integralmente frutas, verduras, legumes, ou até mesmo aquele alimento já cozido que fica esquecido no fundo da geladeira.

Evitar o desperdício, além de ecologicamente sustentável, pode fazer muito bem para o paladar e para o bolso. 

Na opinião do analista da Embrapa Alimentos, Gustavo Porpino, o consumo consciente dos alimentos também pode gerar um impacto positivo na economia das famílias.

Para quem quer aprender a aproveitar os alimentos e evitar desperdícios, como a cozinheira Regina Tchelly explicou, ela ensina várias receitas no site do projeto. É o favelaorganica.com.br
 

*Com supervisão de Bianca Paiva.

Ver fontes Baixe!