Central das Notícias
Notícias, vídeos e humores
closeDownload
Baixe agora!
share icon

Begonia maculata 'Wightii': a planta que faz o maior sucesso Instagram

A Voz da Serra

Com pintinhas brancas contrastando sobre o verde escuro das folhas em forma de asas de anjo e vermelhas por trás, a Begonia maculata cv. “Wightii” se tornou planta queridinha do Instagram. As mudas vêm da Holanda ao Brasil via um importador.

Segundo Samuel Gonçalves, doutor em botânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entrevistado pelo portal de notícias G1, a espécie é um cultivar, como são chamados vegetais que passaram por transformação durante o cultivo feito por humanos. Assim, novas características surgiram nesta begônia criada em viveiro, e a variedade passou a ser replicada intencionalmente por seu valor comercial.

Segundo outra especialista, Eliane de Lima Jacques, doutora em botânica pela Universidade de São Paulo (USP), a Begonia maculata de fato ocorre apenas no Rio de Janeiro e é uma planta com populações pequenas.

O primeiro registro histórico sobre a “Wightii” é de 1933, quando o botânico Karl Albert Fotsch a descreveu no livro “Die Begonien” ("As Begônias").

"A Begonia maculata 'Wightii' deve ter vindo da Begonia maculata 'Tipo', a original do Sudeste brasileiro. Mas não se sabe se esse cultivar foi produzido ou como ele surgiu.

Existem mais de 2.060 espécies de begônia espalhadas pelo mundo. Elas vivem, sobretudo, em zonas tropicais da América, África e Ásia.

A grande onda da “Wightii” começou em 2020 no Brasil. Com o crescimento da procura por plantas ornamentais para dentro de casa durante a pandemia, a planta cheia de pintinhas virou febre.

 

Ver fontes Baixe!