Central das Notícias
Notícias, vídeos e humores
closeDownload
Baixe agora!
share icon

C6 Bank, BMG e BTG Pactual são os bancos com mais reclamações, diz BC

EBC

O ranking do Banco Central mostra que, de outubro a dezembro de 2021, o C6 Bank, banco digital, foi a instituição, entre as 15 maiores, que mais recebeu reclamação dos clientes. Foram 1.444 registros considerados procedentes. Em segundo lugar ficou o BMG, com 618 reclamações procedentes, e, em terceiro, o BTG Pactual/Banco Pan com 1.128 queixas.

Os números são referentes ao quarto trimestre de 2021 e foram divulgados nesta quinta-feira (20).

Cobranças indevidas no cartão de crédito, problema com segurança e sigilo dos dados dos clientes ocupam o topo da lista no quesito de reclamações, foram ao todo duas mil  e 185 denúncias julgadas procedentes.

Também aparecem como problemas, a oferta e prestação de serviço de crédito consignado de forma inadequada ,serviços oferecidos pelos bancos na internet e até relatos de abertura de conta com documentação falsa.

Os clientes também se queixam de enfrentar restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado e até dificuldade para encerrar uma conta corrente.

Para fazer o ranking, o Banco Central calcula um índice levando em conta o número de queixas recebidas. O cálculo é feito também considerando o número de clientes de cada banco.

Na prática, quanto maior o índice, pior a classificação da instituição. O ranking é trimestral.

Na lista com as 15 maiores instituições, o Inter é a quarta mais reclamada, depois vem o de Bradesco e Santander.

Entre os bancos públicos, a Caixa aparece em nono lugar e o Banco do Brasil em décimo primeiro.

Pela primeira vez, o Banco Central incluiu as instituições de pagamento, no caso os bancos não tradicionais, entre os participantes, além dos bancos e financeiras.

Em nota, C6 Bank, afiirmou que 99% das solicitações recebidas pelos canais do banco são resolvidas e que vai continuar investindo em esforços para que o cliente possa solucionar suas demandas diretamente com o banco.

Também em nota, o Banco PAN informou que tem adotado medidas concretas para constante melhoria de seus serviços, na modernização do mercado e uma consequente redução no número de reclamações. Banco defende ainda que tem focado em ações para o combate de fraudes.

Até o fechamento desta reportagem, os outros Bancos mencionados não responderam nosso pedido de posicionamento.

Ver fontes Baixe!