Central das Notícias
Notícias, vídeos e humores
closeDownload
Baixe agora!
share icon

UFMT cria curativo para queimaduras com babosa, própolis e borracha

EBC

Pesquisadores da UFMT, a Universidade Federal de Mato Grosso, desenvolveram um curativo para queimaduras à base de borracha natural, babosa e própolis. O projeto, que está em fase experimental, promete melhorar e diminuir os custos do tratamento.

O estudo começou em 2013 com o uso de própolis, mas, após experimentos, a babosa foi adicionada a receita, como conta a supervisora de pós-doutorado da instituição e responsável pelo projeto, Paula Cristina Souto. Segundo ela, “são dois produtos naturais que já são sabidamente bons em processos inflamatórios e ajudam ao processo inflamatório não ser tão agressivo”, afirma.

Segundo a professora Paula Cristina, a combinação de borracha natural com própolis e babosa deve propiciar uma cicatrização mais rápida das queimaduras e evitar trocas frequentes de curativos. O objetivo é evitar trocas constantes de curativos na pele, o que lesiona o corpo.

O curativo ainda não foi testado em humanos. O projeto recebe financiamento da Fapemat, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, e tem previsão para ser finalizado em cerca de cinco anos.

*Com supervisão de Graziele Bezerra.

Ver fontes Baixe!