Central das Notícias
Notícias, vídeos e humores
closeDownload
Baixe agora!
share icon

Ao vivo: SpaceX lança foguete com satélite brasileiro

Poder360

Satélite brasileiro Pion-BR1 transmitirá sinais que poderão ser captados por radioamadores

A SpaceX lança nesta 5ª feira (13.jan.2022) mais um de seus foguetes Falcon 9. A espaçonave leva consigo 105 pequenos satélites –incluindo um produzido pela startup brasileira Pion Labs.

O voo Transporter-3 decola a partir das 12h25 (horário de Brasília) na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, no estado norte-americano da Flórida.

Assista ao lançamento:

A operação leva pequenos satélites de diversos desenvolvedores. O site especializado Space.com classificou o voo como um “serviço de táxi cósmico” –ou seja, o Falcon 9 levará os satélites e os depositará na órbita da Terra. Em seguida, o foguete volta à Flórida para pouso no mesmo local do lançamento.

É a 1ª operação de retorno desde junho do ano passado. Normalmente, a SpaceX pousa os foguetes no convés de drones. O motivo: o retorno à Terra requer mais combustível.

O satélite desenvolvido pela Pion Labs, nomeado como Pion-BR1, tem a forma de um pequeno cubo com aresta de 5 centímetros e volume total de 125 cm³. Tem menos de 1 kg e está classificado como picossatélites.

No espaço, busca transmitir sinais que poderão ser captados por radioamadores em solo. O 1º satélite artificial da história, Sputnik-1, fazia o mesmo –mas pesava 83 kg. Foi lançado pela União Soviética em 1957.

“A missão principal do satélite será um experimento digital de armazenamento e envio de mensagens usando o protocolo NGHam”, disse a startup. O objetivo é promover o acesso às tecnologias espaciais, além de reunir dados para pesquisa e ensino em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

O serviço radioamador deve ser usado como ferramenta de ensino para estudantes do programa Obsat (Olimpíada Brasileira de Satélites), coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Pion-BR1 tem parceria com a Obsat, UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Lasc (Latin American Space Challenge), AMSAT-BR e a Liga Brasileira de Radioamadores (Labre).

Ver fontes Baixe!