Central das Notícias
Notícias, vídeos e humores
closeDownload
Baixe agora!
share icon

Gurupi se prepara para IV Conferência Municipal de Educação

Portal do Amaral

Foi aberto nesta sexta-feira, 26, o período de inscrição para IV Conferência Municipal de Educação de Gurupi, que vai ser realizada nos dias 02 e 03 de dezembro.

O evento, que ocorre em cumprimento ao que preconiza o Plano Municipal de Educação (PME) e as metas estabelecidas em sua elaboração, é base para Conferência Nacional de Educação (CONAE) e tem como público-alvo os profissionais da educação básica e superior e a comunidade em geral.

A Conferência será realizada no auditório do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFTO), campus de Gurupi, e será em formato híbrido com transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG) no YouTube. Na programação estão palestras, plenárias e mesa redonda. Os participantes precisam realizar a inscrição preenchendo um formulário online (clique aqui).

O evento tem o apoio da Prefeitura de Gurupi, por meio da SEMEG, e é realizado pelo Fórum Municipal da Educação (FME). “Estamos dando andamento a uma etapa de um processo bem maior que é a CONAE que ocorre de quatro em quatro anos, e que está determinada dentro do Plano Nacional de Educação. Será um momento de avaliação e monitoramento das metas deste plano. Para execução dessa conferência nacional, que será em novembro de 2022, os municípios e os Estados precisam realizar suas conferências”, afirmou Jhonata Moreira, Secretário Executivo da SEMEG e coordenador FME.

Temas

Entre os eixos temáticos estão; o Plano Nacional de Educação e a Avaliação das Metas e Estratégias das Políticas Públicas Educacionais. Todas as edições municipais das conferências serão base para a IV Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2022.

O tema deste ano é Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da Educação brasileira. “Nosso principal objetivo é discutir a Educação Municipal, a educação que nós queremos para Gurupi, para o Tocantins e consequentemente para o país, portanto, nossas discussões têm como base diversas áreas do ensino, fazendo todo o processo de estudo, de debates e de entendimento sobre quais são as propostas que estão sendo trazidas para o desenvolvimento da Educação para que assim, possamos promover uma educação de qualidade, inclusiva, com equidade e abordar quais realmente são os conceitos trazidos em relação a cada um desses eixos”, explicou Moreira, reforçando que é um momento importante para se buscar avanços efetivos com participação dos envolvidos.

Ver fontes Baixe!