Central das Notícias
Notícias, vídeos e humores
closeDownload
Baixe agora!
share icon

IX Conferência Municipal de Saúde de Cáceres

Jornal Oeste

A Prefeitura de Cáceres e o Conselho Municipal de Saúde, realizaram  a IX Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Democracia e Saúde”, o  evento aconteceu nesta quarta-feira (25/11), no auditório da Fapan/Estácio, nos períodos matutino e vespertino.

A solenidade de abertura contou com as presenças do vice-prefeito de Cáceres, Dr. Odenilson Silva, da secretária de Saúde, Elis  Fernanda de Melo Silva, da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Evanilda Costa Nascimento, do representante do Escritório Regional de Saúde, Sandro Luiz Neto e dos vereadores Luiz Landim e Valdeníria Dutra.

A conferência reuniu ainda representantes de vários segmentos do governo municipal e sociedade civil organizada para avaliar a situação da saúde e propor diretrizes.

Na programação foi exibido o regimento para leitura e aprovação do documento, proferidas palestras, discussões pelos grupos de trabalho e foram apresentados os novos conselheiros municipais de saúde para o Biênio 2022/2023.

O vice-prefeito, Dr. Odenilson, que é médico, avaliou a conferência como um mecanismo imprescindível na promoção de um debate democrático para efetivação de políticas da saúde em Cáceres. Odenilson ressaltou a importância do SUS (Sistema Único de Saúde) na garantia de uma saúde mais justa e igualitária para os cacerenses.

Para ele essa conferência ocorre em um momento muito respeitável da saúde pública, em meio a pandemia da Covid-19 . “Esta conferência vai nos dizer quais as diretrizes para o SUS, que foi o grande suporte durante este período. Este é um  espaço de diálogo importante e fundamental”, avaliou Dr. Odenilson.

Já a secretária de Saúde, Elis Fernanda de Melo Silva, disse que a  conferência oportuniza a participação da sociedade, por ser pública e propor a consolidação e a ampliação das políticas de saúde.

Para Elis, o SUS  é a política pública de maior inclusão social  no país e o maior sistema de saúde do mundo e discuti-lo é fundamental.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Evanilda Costa Nascimento , observou que o encontro se constituiu em espaços participativos e de ideias para que fossem discutidas as políticas de saúde, onde todos tem igualmente direito a voz. “Participar de fóruns de discussões sobre o tema saúde é um exercício de cidadania , é colocar em pauta e avaliar as políticas públicas de saúde, é propor ações que beneficiem a população cacerense. Aqui estão vários segmentos sociais, para avaliar a situação e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde”, enalteceu Evanilda.

Representando a Câmara Municipal de Cáceres, os vereadores Luiz Landim e Valdeníria Dutra, parabenizaram  a organização do evento e foram enfáticos ao afirmar a necessidade de sempre lutar pela defesa do Sistema Único de Saúde e fortalecer a atenção básica no município.

A conferência analisou propostas em diversas áreas, recebeu várias sugestões dos profissionais de saúde e proposituras para o fortalecimento do SUS no município.

Ver fontes Baixe!