Central das Notícias
Notícias, vídeos e humores
closeDownload
Baixe agora!
share icon

Agrotóxicos: 89% dos alimentos estão dentro do limite permitido

EBC

Pesquisa mostra que 89% de alimentos de origem vegetal comercializados no Brasil estão dentro dos limites de resíduos de agrotóxicos e de outras substâncias contaminantes. Segundo o levantamento, 49% dos produtos analisados não apresentaram nenhum tipo de resíduo e outros 40% tiveram valores abaixo do limite adotado no Brasil. Apenas 11% apresentaram inconformidades.

O estudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento analisou 37 itens entre 2019 e 2020. O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Glauco Bertoldo, diz que a pesquisa demonstrou a segurança dos alimentos consumidos aqui no país. Bertoldo orienta o consumidor a avaliar a procedência dos produtos para garantir a qualidade.

Entre os itens 100% adequados estão alho, cebola, amêndoa, avelã, café, castanhas e manga. Nas inconformidades, abaixo de 70%, a maioria por uso de produtos não-permitidos para a cultura, aparecem goiaba, morango, pimentão, feijão comum e feijão-de-corda.

No caso dos feijões, o Ministério da Agricultura informa que autuou as empresas que embalam os produtos e que vem trabalhando com entidades do setor para criar estratégias de monitoramento e rastreabilidade. Explica ainda que parecer da Agência Nacional de Vigilância Sanitária indica que as irregularidades não apresentam risco para a saúde do consumidor.  

 

Ver fontes Baixe!