Central das Notícias
Notícias, vídeos e humores
closeDownload
Baixe agora!
share icon

Turismo espacial: SpaceX encerra missão histórica e tripulantes voltam à Terra neste sábado

Paraíba Já

Quando a SpaceX concluir a missão espacial de 3 dias orbitando a Terra, neste sábado (18), terá feito história. E Elon Musk, dono da empresa, tomará a dianteira da “corrida” dos bilionários que exploram esse segmento.

A viagem Inspiration4 é um marco no turismo espacial por ao menos dois motivos:

  • tem a primeira tripulação só de civis a alcançar a órbita da Terra – não há nenhum astronauta profissional a bordo;
  • são os humanos que chegaram mais longe desde o programa Apollo, da Nasa, que levou o homem à Lua e foi encerrado nos anos 70.

Richard Branson, da Virgin Galactic, que pode ser chamado de pioneiro do turismo espacial por ter feito um voo apenas 2 meses antes, escreveu: “Parabéns a Elon Musk e a tripulação SpaceX Inspiration4 por alcançar a órbita, outro grande momento para a exploração espacial”.

Isso porque, apesar de ser o primeiro, o voo de Branson, feito em um misto de avião com foguete, não chegou à órbita da Terra, sendo chamado de suborbital. O mesmo aconteceu com Jeff Bezos, em agosto, a bordo da nave da sua empresa Blue Origin.

Se não foi o pioneiro, Bezos marcou por sua tripulação ser a primeira sem astronautas profissionais. E também por ter a pessoa mais jovem e a mais velha a irem ao espaço.

Mas cabe à empresa de Musk o feito do voo mais longo com civis, que foi além da distância do telescópio Hubble e da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), alcançando velocidade 22 vezes maior que a do som, enquanto os demais não passaram nem uma hora nos voos suborbitais.

Famoso por suas polêmicas, o dono da SpaceX e da fabricante de carros elétricos Tesla não deu muitas declarações sobre a missão até agora, passando a maior parte do tempo retuitando posts do perfil da missão.

Musk se disse honrado por ter desejado boa viagem à tripulação, no local da decolagem; na quinta (16), informou ter falado com a equipe no e que tudo corria bem. E, nesta sexta (17), se “desculpou” porque o time estava comendo pizza fria no espaço.

“Sinto muito que estava fria. Na próxima, a (cápsula) Dragon terá aquecedor de comida e wi-fi grátis”, brincou o empresário.

 

Do G1

Ver fontes Baixe!